
- Autor: José Bergamín
- Tradução: Gênese de Andrade
A arte de birlibirloque e A decadência do analfabetismo tratam, respectivamente, da “arte de tourear” e da questão da passagem de uma cultura mantida por transmissões orais para uma cultura escrita, que cristaliza os conteúdos. Título parte da Coleção Bienal.
Esses ensaios de José Bergamín, nas palavras do curador Pérez-Oramas, “já clássicos, (são) dedicados a reivindicar a viva voz contra a letra morta, denunciando a decadência do analfabetismo e defendendo a necessidade de uma cultura da voz, assim como seu tratado sobre a tauromaquia (…) representa um manifesto a favor da sobrevivência da natureza, contra o esquecimento da infância e da experiência.
A Coleção Bienal é um conjunto de cinco livros inéditos no Brasil e relacionados à curadoria da 30ªBienal de São Paulo – A iminência das poéticas. A coleção é uma parceria da Bienal e da editora Hedra.
Ficha técnica
- Número de páginas: 92
- ISBN: 978-85-7715-291-9
- Encadernação: Brochura
- Dimensões: 11.5 × 17.5 cm
- Peso: 0.05 kg
- Ano de lançamento: 2012
- Copyright © 2012, Hedra Editora
OpenEdition le sugiere que cite este post de la siguiente manera:
Iván López Cabello (1 de enero de 2013). A decadência do analfabetismo / A arte de birlibirloque. LAS IDEAS LIEBRES. Recuperado 15 de julio de 2025 de https://doi.org/10.58079/qkxa